quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Leonardo Alkmin, a voz do Nonoyama

Voltando a falar mais um pouco sobre o Esquadrão Especial Winspector, chegou a hora de apresentar aos fãs o dublador do personagem Nonoyâma: Leonardo Alkmin.

Nonoyâma era o hilário mecânico/ programador dos robôs da série: Biker e Highter. Futuramente, também desenvolveu o detetive miniatura Demitaz (Sergio Rufino - 1ª voz/ Paulo Porto - 2ª voz). Trabalhava em conjunto com o herói principal Lyúma/ Fire, e o comandante Masaki.

Este personagem fazia parte do elenco de apoio, da mesma forma que a Hissáe (Marta Volpiani) e o detetive Toragôro (César Leitão). Inúmeras vezes ajudou a equipe com seus feitos. Por outro lado, também pertencia ao núcleo cômico do seriado, frequentemente envolvendo-se em enrascadas por conta das atitudes imprevisíveis dos robôs.


A série teve uma boa versão brasileira, sob a direção do experiente Emerson Camargo, a voz original do National Kid. Vozes clássicas foram escaladas em diversos capítulos, como por exemplo o Amaury Costa, o robô que fazia anunciar os perigos ao menino Will Robinson da série Perdidos no Espaço. Mário Vilella, Maralise Tartarine e João de Ângelo são outros exemplos dissidentes da época da A.I.C. Por outro lado, também havia espaço para os novos nomes, que hoje consagraram-se no meio. Tânia Gaidarji, Paulo Porto, Fabio Moura e Fátima Noya fazem participações em vários episódios.

A captação de som dos estúdios da Marshmellow era muito boa, porém, em alguns capítulos, houve problemas com as M&E, e vários foram finalizados com barulhos de cenário totalmente fora de sincronia. No decorrer do seriado, algumas vozes também foram trocadas, fato que é muito difícil evitar por inúmeros motivos.


Alkmin começou a dublar no ano de 1990. Trilhou o mesmo caminho de inúmeros dubladores, nos estúdios Álamo, junto com Nair Silva. Em seguida, trabalhou nas diversas casas em atividade na época, como Sigma, Gota Mágica, Marshmellow e Mastersound. Outro nome que foi muito importante em sua carreira é o de Jorge Barcelos, o proprietário da Sigma.

Ao mesmo tempo, já cursava teatro na EAD/ECA/USP. Naturalmente, diversas vezes foi escalado também na Dublavideo, BKS e Gábia, dentre outros. Fez participações em muitos filmes, entre eles, A História de O. J. Simpson, onde dublou o protagonista quando jovem. Em séries, foi um dos principais de Stargate. Este seriado foi resultado de um filme de mesmo nome, que há alguns anos passou na TV Bandeirantes. No longa, o personagem teve a voz do Hermes Baroli.

Quando da exibição da série, sua voz era desconhecida por mim. Uma vez, falando com a Alessandra Araújo, ela comentou de lembrar que ele havia feito dublagens nesta época, e que poderia ser quem eu estava procurando. Dito e feito. Encontrei-o no Facebook, que confirmou, ouvindo um trecho da voz do personagem. 


Leonardo também trabalhou com produções de eventos, e desde 2003, parou de dublar. Além de ator, é escritor, tendo lançado duas obras. A mais recente, de nome "Tia Margarete", saiu no início de 2012.

Ouça abaixo a voz de Leonardo Alkmin na série Winspector: