sábado, 9 de outubro de 2010

Descanse em paz, Ary Fernandes

Há pouco mais de um mês, mais precisamente no dia 29/08/2010, faleceu o Cineasta, Diretor, Produtor e também Dublador Ary Fernandes, aos 79 anos.

De longe, seu projeto de maior importância profissional foi o Vigilante Rodoviário, seriado tupiniquim que seguia os mesmos moldes dos enlatados americanos dos anos 60. A obra contou com 38 episódios exibidos pela TV Tupi. Em 1978, Ary retomou o projeto ao concluir um filme (na verdade um novo piloto) sobre o Herói das estradas brasileiras, afim de alavancar a volta do personagem à TV, o que infelizmente acabou não acontecendo por problemas técnicos. Como o ator original Carlos Miranda já não tinha mais idade para representar um policial galã, o substituto escolhido foi Antônio Fronzar. Uma curiosidade interessante é que a pedido do próprio Ary Fernandes, o dublador escolhido para fazer a voz do Fronzar na produção foi o mega experiente Carlos Campanile, dono de um currículo espantoso na arte. Numa conversa informal o Campanile me contou essa passagem. Atualmente o Canal Brasil reprisa o seriado.

Há anos ouço sua voz em muitas produções dubladas e apenas há alguns meses fiquei sabendo o nome e conhecendo o rosto deste ator. Eu já tinha memorizado seu timbre de voz, pois ouvia com frequência ele dublando em produções da Álamo nos anos 90, como o desenho do Doug e do Homem Aranha, e zapeando pelos canais da Sky, encontrei o seriado “A Vida Moderna de Rocko”, nas madrugadas do Nickelodeon. Quando percebi que o protagonista tinha a voz que eu conhecia e queria saber quem era, comecei a pesquisar. Como era um protagonista, rapidinho cheguei ao nome do Ary, ao seu site e inclusive ao seu perfil no Orkut. Abordei-o e fui prontamente correspondido, com toda educação e prestatividade por parte dele.

Nos seriados tokusatsu, infelizmente ele teve apenas uma participação, no penúltimo capítulo de Maskman, fazendo a voz da bola que continha o segredo do Rei Zeba. No desenho do Homem Aranha, fez a segunda voz do Herbert Landon, em sua forma Homem/ Mutante. Nos animes, a única participação dele que me recordo foi como a voz do Mestre Albiór (Albiôn de Cefêu), o Mestre do Shun de Cavaleiros do Zodíaco, na versão da Gota Mágica. Fernandes era muito amigo do Mário Lúcio de Freitas, proprietário do estúdio. Freitas chegou a participar, quando criança, de um capítulo do Vigilante.

Segue um trecho dos Cavaleiros do Zodíaco, contendo o trabalho do Ary:


Um ator conhecido e admirado pelos colegas de trabalho que, junto com muitos outros profissionais, marcaram época e contribuíram ativamente para aquilo que temos hoje no cenário do Cinema Nacional e da arte em geral. Descanse em Paz, Grande Ary Fernandes.

Ouça a voz de Ary Fernandes dublando em Maskman clicando aqui!

4 comentários:

Mário Lúcio de Freitas disse...

Muito boa sua postagem, em relação ao Ary. Faz justiça a um excelente profissional e grande amigo. Só uma correçãozinha: fiz 5 capítulos e não apenas um.

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Mario, que bom ver vc por aqui. Realmente, eu não tinha certeza de quantos capítulos vc tinha participado, mas pelo menos um eu tinha certeza, levando em consideração uma foto (e um comentário) no álbum do Ary em que vc aparecia. Pensei em perguntar pra vc, mas vc saiu do orkut... mas é bom saber que continua "por aí".

Um grande abraço e obrigado pelo comentário.

Vania Fernandes Pesce disse...

Ivan,
agradeço em meu nome e de minha família a bonita homenagem prestada em memória de meu amado e saudoso pai, Ary Fernandes.

Um grande abraço e muito obrigada,

Vania Fernandes Pesce

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Vania, fico feliz pelas palavras. Seu pai foi um artista nato, por isso mereceu essa minha singela homenagem.

Um abraço.

Ivan.