quarta-feira, 28 de março de 2012

70 Anos de Gilberto Baroli

No penúltimo Domingo, dia 18/03, a família do grande dublador Gilberto Baroli preparou uma festa surpresa para o mesmo, no Golden Grill & Pizza, em São Paulo. Foi o evento de comemoração de 70 anos de idade deste ídolo de muitas gerações, que acumula trabalhos desde a época da histórica A.I.C. - SP até hoje, firme e forte no ramo.

Há algumas semanas, a sua filha mais nova, Luciana Baroli entrou em contato comigo, comentando o que planejavam fazer, e se eu tinha algum material de trabalhos dele pra montarem um vídeo; pedido este que foi prontamente atendido, pois eu gosto muito dos trabalhos do Baroli, e venho consumindo (e colecionando) muita coisa do que ele faz há mais ou menos 20 anos. Eis que não só fiquei radiante por poder ajudar a proporcionar esta homenagem, mas também recebi o convite para participar da festa!

Fiquei muito lisonjeado com essa consideração por parte dos familiares, mas era fato que pra mim, que moro há 120 Km da capital, ficava complicado. Mas como ainda tinha tempo, fui amadurecendo a idéia, analisando trajetos pelo Google Mapas, e, vendo que não era um bicho de 7 cabeças - pois fica já na entrada da capital, na Marginal Tietê - e ainda tendo uma colher de chá no dia seguinte, já que dia 19 de Março é dia de São José, feriado, Padroeiro de minha cidade, resolvi criar coragem e participar deste evento.

Chegamos (eu e minha esposa) por volta das 19:30 horas, após algumas "doideiras" do GPS. Toda a família já estava por lá na espreita do aniversariante, que chegaria às 20:00 hs. Cumprimentei a Zodja Pereira e o Hermes Baroli, conhecidos de longa data. Em seguida encontrei a Luciana e seu marido Judô, junto com o Elcio Sodré. Elcio já é um dos meus contatos há algum tempo, inclusive fizemos juntos a gravação de uma entrevista especial para o Grupo Tokusatsu, conforme esta postagem. Pudemos finalmente nos conhecer pessoalmente. Depois cumprimentei o Hiram, o filho mais velho da Zodja com o Gilberto. Assim, procuramos um lugar e nos sentamos, enquanto a Luciana e o Robson Kumode faziam alguns ajustes no vídeo que iriam exibir.

Na hora combinada, chega a Rosinha junto com o marido, e seguem para o outro lado do recinto. Ele nem olhou para o canto esquerdo, onde todos estávamos. Luciana e sua irmã Leticia Quinto foram buscá-los, de modo que assim que entraram, todos em pé o saudaram com o tradicional 'Parabéns', seguido de um MORRA SEIYA coletivo. Ele ficou muito emocionado, pegou o microfone, e começou a dizer algumas palavras de carinho e gratidão por todos que ali estavam.

Em seguida, chegou um ator vestido de branco, todo caracterizado como machucado, ensanguentado e esfolado, dizendo ser o anjo da guarda do homem, que após 70 anos estava pedindo demissão. Contou diversas passagens - a maioria delas desastrosas - da vida do Baroli, como por exemplo quando quebrou a clavícula ou bateu o carro do filho ao tentar aprender a dirigir, etc. Foi hilário.

Do pessoal que eu já conhecia pessoalmente, ali estavam a Marli Bortoletto (que foi embora cedo), e a Úrsula Bezerra. O Elcio veio até onde estávamos e ficamos um tempo papeando sobre a dificuldade em encontrar fotos e informações de alguns dubladores clássicos que já faleceram. A Zodja também chegou por ali e ficamos conversando, pra variar, sobre coisas do passado. Falamos sobre estúdios que não existem mais, alguns trabalhos dos anos 80 e algumas pessoas que descobri recentemente que fizeram dublagem nesta época. Pedi pra que ela me apresentasse a Letícia, que até então eu só tinha contato por e-mail. Uma pessoa muito educada e agradável.

Em seguida, como ainda tinha estrada pra pegar, começamos a nos despedir das pessoas e agradecer o convite. Neste momento, fiquei conhecendo pessoalmente o Diego Lima, um dos dubladores da nova geração, que eu já conhecia por fotos e seguia no Twitter há algum tempo. Ele me reconheceu quando foi se despedir da Zodja, inclusive elogiou meus textos e o meu Blog, sinalizando a postagem sobre os bastidores de dublagem na TVS. Um cara muito gente fina. Só não consegui falar com a Úrsula; quando percebi, ela já tinha saído.

Pude conversar um tempinho com o anfitrião da festa, que inicialmente não se lembrou de mim. Mas também é complicado, pois ele é ovacionado em todo lugar que frequenta, e dado a quantidade de pessoas que ele tem costume de interagir, é difícil mesmo. Se bem que nos falamos ao telefone por algumas vezes, e nos conhecemos pessoalmente no Anime Friends do ano passado, em Julho. Ele me agradeceu muito por resgatar os vídeos de tantos personagens que ele fez ao longo dos anos, com um abraço generoso. Disse que "até a Vovó do Crime vc encontrou?", personagem no desenho Superman Animated, dublado na Centauro em 1997, sob a direção da Thelma Lucia.

E este foi um pequeno registro escrito dessa festa única na vida de quem lá esteve. Vou ver se consigo o vídeo da homenagem com algum familiar, pra postar por aqui. Houveram muitas fotos antigas, bem interessantes, sem contar alguns testemunhos de fãs, amigos e familiares.

Saúde, sucesso e longa vida, Gilberto Baroli!

Personagens dublados por ele que eu consegui encontrar em meu acervo pessoal:

2ª voz do Robô - Perdidos no Espaço - A.I.C.-SP (agradecimento especial à Marco Antonio dos Santos);
Sargento Ibúki - Changeman - Álamo;
Aigaman - Jaspion - Álamo;
Kekábi - Lion Man - Álamo;
Dokussái - Jiraiya - Álamo;
Jissatsunóide - Jiban - Álamo;
Chefe Sugáta - Maskman - Álamo;
Fantasman - Spielvan - Álamo;
Saga - Cavaleiros do Zodíaco - Gota Mágica;
Coronel Red - Dragon Ball - Gota Mágica;
Ceres - Guerreiras Mágicas de Rayearth - Gota Mágica;
Hudler - Fly, o Pequeno Guerreiro - Gota Mágica;
Scórpio - Samurai Warriors - Gota Mágica;
Kilokhân - Super Human Samurai - Gota Mágica;
Vovó do Crime - Superman Animated - Centauro;
Dodória - Dragon Ball Z - Álamo.

13 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Muito legal a matéria! E quanta sorte e honra devem ter sido as suas em presenciar o lendário Barolli ^^ Gostaria de pedir também, se possível, uma matéria sobre os Box do Jaspion, lançados pela Focus. E também, gostaria que me respondesse a um pergunta: A Focus consertou os problemas de imagem e legenda no BOX 01 de Jiraiya? Agradeço muito. Adoro demais o blog, a quantidade de informações é incrível ^^ Obrigado.

Betarelli, Ivan D. disse...

Olá, eu que agradeço pelo comentário.

Sobre os Boxes do Jaspion, não há muito o que comentar, pois foi o melhor lançamento da empresa. Na minha opinião não deixou a desejar em nenhum quesito. Os mais "atenciosos" disseram que alguns capítulos do segundo box continham imagem sem remasterização, mas eu confesso que vi duas vezes todos os episódios e pra mim estão todos do mesmo jeito. Qualidade de som e imagem nota 10.

Infelizmente não mexeram com o Jiraiya. Deram apenas uma repaginada, relançando com capas diferentes e mais nada. Uma pena. Tanto tempo já se passou que pode-se dizer que é certeza que o sonho do Recall foi por água abaixo...

Junior disse...

Caro Ivan, não nos esqueçamos que essas series podem ser lançadas em blu-ray,pelo menos Jaspion. Não percamos as esperanças ainda. Quanto ao Gilberto Baroli, lenda viva, bela homenagem, como voce mesmo postou acima, tantos personagens marcantes, ao longo destes anos, mais que merecido

Anônimo disse...

Tomara que haja, ao menos, o Blu-Ray, para que a Focus tente consertar as tantas coisas que fez... É esperança o lanlameno, pois os filmes dos Ultraman foram lançados, então...

Nicolas disse...

Olá Ivan
Primeiramente gostaria de lhe dar os parabens para seu blog, que demonstra um respeito e importância as dublagens, muito bom mesmo o material.
Eu tenho interesse em seguir esta área mesmo sabendo as dificuldades. Se puder em qualquer momento escrever um artigo postando algumas dicas para os interessados como eu, ficarei muito grato.

boa sorte!

1420580 disse...

ivan seria uma boa se vc visse um reviw sobre as dublagem dos movies de ultraman e o reviw do blu-ray do ultraman mega batalha na galaxia ultra que o gilberto baroli esta na dublagem

Betarelli, Ivan D. disse...

Nicolas -> obrigado pelo elogio. Eu costumo tentar focar pra escrever aqui o que eu mesmo gostaria de ler ao pesquisar sobre alguma série/ dublagem/ dublador. E confesso que tenho tido um feed back legal, embora o meu tempo tenha diminuido cada vez mais por conta da vida social/ profissional.
Infelizmente, não posso te dizer muita coisa, pois faço questão de não cruzar a linha - hoje podemos dizer que tênue - entre ser fã e profissional. Prefiro enxergar as coisas com aquela visão fantasiosa de que tudo é muito legal, mas ambos sabemos que a vida é desta forma: em todo lugar tem intrigas, problemas, safadezas, mas também as coisas legais. Enfim, mas vá em frente e siga seu sonho. Procure pelo canal do Nelson Machado no Youtube (capricorniotv) e assista a alguns de seus videos, pois vira e mexe ele era indagado com perguntas deste tipo, e dissertava de forma objetiva e ímpar. Abraços.

1420580 -> infelizmente eu não possuo essas séries, e tampouco tá me sobrando grana para adquirí-las, então, num primeiro momento, optei por focar nas séries da Toei que a Manchete passou, e que a Focus está lançando. Abraços.

Anônimo disse...

Grande abraço ao amigo Gilberto!!Muito amigo de meu pai por muitos anos na antiga A.I.C.....espero quando for a SP rever o grande amigo....abraço do amigo CAZARRÉ

Betarelli, Ivan D. disse...

Olá, muito obrigado pelo comentário. Por acaso vc é filho do grande ator/ dublador/ diretor de dublagem Older Cazarré?

Caso sim, seu pai foi muito importante para esta arte (e também para a tv) e gostaria de conversar um pouco com vc a respeito deste saudoso profissional. Poderia me passar o seu e-mail, por favor?

neohartless disse...

Na verdade é Vovó Bondade, Vovó do Crime é a senhora que falsificava documentos hehe.

sandra monte disse...

Ivan, muito legal seu site!!!
O Gilberto é um cara super gente fina.

Massssssssss... não foi para isso que vim aqui. Quero fazer um post especial sobre uma dublagem, e preciso de uma ajudinha....

Você pode me enviar um email para conversarmos? É o

monte_sandra@yahoo.com.br

Abração!!!

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Sandra. Mandei-lhe um e-mail.
Até.

Thiago Henrique Cabral disse...

Sou muito fã deste homem talentoso, um dublador sensacional. Parabéns atrasado meu ícone, tive a felicidade de tirar foto com ele já e foi muito simpático, gosto muito dele...