terça-feira, 17 de novembro de 2009

Organizando a cronologia

É óbvio que essa postagem deveria ser a publicação inicial do blog, mas em função da data e do teor da homenagem prestada ao Líbero Miguel, resolvi deixá-la em segundo plano.

Depois de muito tempo analisando, pensando, organizando e pesquisando, eis que consegui realizar o sonho de criar este espaço pra falar dos assuntos que tanto gosto, e assim poder dividi-los com quem possa interessar. Já tinha imaginado isso há mais de um ano, mas por questões de tempo e até mesmo de desorganização, confesso, acabei adiando um pouco o ponta pé inicial.

Outro motivo que me deixava com o pé atrás, era saber se eu conseguiria me adaptar ao formato de publicação e edição do Blogger, o que não passou de uma bobagem. O conteúdo é auto-explicativo e fácil de manusear. Só o Layout que é simples em comparação com os milhares de blogs espalhados pela internet, mas infelizmente é o que o meu conhecimento permitiu criar. Pretendo compensar a falta de apetrechos visuais com conteúdo nas postagens.

Ao longo desse tempo, fui acumulando material, informações, ampliando meus contatos e organizando tópicos que estavam espalhadas pela internet sobre os dois assuntos: Tokusatsu e Dublagem. Isso tudo no intuito de que eu consiga manter o espaço sempre atualizado. Sei que isso é muito difícil, pois além de trabalhar em dois lugares (inclusive alguns fins de semana), não tenho nenhum tipo de remuneração aqui. Faço simplesmente para disseminar o gosto que tenho por essa arte e pelos artistas nela envolvidos. Minha meta inicial é de postar pelo menos uma vez por semana, e ficar no máximo 15 dias sem trazer novidades. Tá bom, eu sei que já me atrasei, mas estou me empenhando pra que isso não se repita.

Gostaria de agradecer a todos aqueles que, direta ou indiretamente se comunicam (ou comunicaram) comigo ao longo desse tempo, e que me influenciaram e encorajaram a realizar mais um dos meus sonhos. Um nome que não pode faltar aqui é do Yuri Calandrino, que lá atrás, antes de qualquer um pensar em se aprofundar sobre a dublagem de seriados japoneses, criou sua comunidade no Orkut e deu início a uma atitude inédita até então, de entrar em contato com os atores e iniciar toda essa caminhada, neste momento liderada por mim. Conheço-o desde o final de 2005, onde batíamos papo sempre que possível por e-mails ou MP’s, e só fomos nos encontrar pessoalmente este ano, em Julho, no Anime Friends. Muito obrigado, amigo.

Se fosse citar mais nomes aqui, com certeza eu acabaria sendo injusto com alguém, então resolvi “poupá-los”. Fica registrado o meu agradecimento de coração a todos aqueles que um dia me procuraram ou que eu tenha procurado e que essa pessoa se deu ao trabalho de corresponder comigo.

Da parte dos dubladores, que realizaram o excelente trabalho na época e ainda estão na luta pra sobreviver, e que no meio de tantos altos e baixos da profissão, perdem alguns minutos do seu precioso tempo pra me responder sobre pessoas, vozes, trabalhos, direção etc, tudo relacionado ao fantástico mundo da dublagem, o meu muito obrigado. Vários já receberam a minha gratidão por e-mail, e os que não receberam, certamente receberão.

Por último, mas não menos importante, minha esposa Samanta, que tem paciência quando eu estou em frente ao computador capturando e editando trechos de dublagem e escrevendo para os colegas, e no final das contas acabou até me ajudando com revisões de textos para o Blog.

Os Comentários são sempre bem vindos, e podem até ser anônimos. Não deixe de elogiar, criticar, solicitar e até mesmo questionar. Também estou atualizando uma antiga comunidade sobre o assunto no Orkut pra acompanhar o Blog, e pretendo usar o Twitter com mais frequência.

Lugares onde posso ser encontrado:

Link para a comunidade: Falando de Dublagem
Twitter: http://twitter.com/idbetarelli
Meu MSN: shar_ivan@hotmail.com
Meu e-mail: ivanbetarelli@yahoo.com.br

5 comentários:

Yuri Calandrino disse...

Não existe coisa melhor na vida do que falar e/ou escrever sobre aquilo que gostamos, que crescemos admirando e que sonhamos um dia tornar realidade. E quando isso acontece, às vezes parece até surreal demais pra ser verdade.

Quem não tem gratidão, não tem caráter! Ivan é a prova viva de uma pessoa de caráter, que em todas as suas pesquisas, fosse sobre dublagem, fosse sobre tokusatsu ou sobre qualquer outro assunto, sempre citou suas fontes.

Saber e ver ele falar em público desse sonho, e ainda por cima me citar como referência, é uma satisfação que me dá de ver um amigo feliz e, que, eu, de alguma maneira, contribuí pra isso.

Se o Ivan deu e ainda dá sequência ao trabalho iniciado por mim em 2005, isso muito me agrada, pois de lá pra cá, conheci muitas pessoas, mas nenhuma com capacidade, dedicação e merecimento pra me "substituir" e dar seguimento no que eu iniciei. Foi como eu sempre havia dito a ele, que não era pelo fato de eu ter entrado pra profissão, que eu iria desistir de fazer o que eu sempre fiz e, que, por muitas vezes, nem crédito levei, pois fazia com o mesmo amor que ele faz. E o fato de "passar o bastão" não significa que eu não apoie a iniciativa. Ao contrário!

É com muito orgulho que eu aplaudo a iniciativa do Ivan, de ter persisitido da maneira que persistiu, de ter aberto mão de seu tempo livre fazendo um trabalho sério e idôneo, de ter ido atrás de pessoas que o receberam muito bem, outras nem tão bem, mas que o ajudaram a desvendar um pedaço da história da nossa dublagem, pouco se importando se o que ele procurava vinha de uma "arte menor" ou não; pois o verdadeiro ator valoriza o seu trabalho e sabe reconhecer qualquer tipo de arte.

Eu agradeço ao meu amigo Ivan por manter essa chama de apoio à dublagem e, principalmente, aqueles veteranos que gravaram seu nome na dramaturgia da voz (alguns deles, infelizmente grande maioria, falecidos) que puderam sair (e que continuam saindo) do anonimato pra ter o nome reconhecido no coração daqueles que reconhecem e aplaudem seus trabalhos, dentro ou fora do Tokusatsu.

Eu poderia até me alongar mais, mas acho que não é necessário. Certamente, outras pessoas virão comentar, e complementarão minhas palavras.

E digo mais uma vez: Parabéns meu amigo! Isso que você está fazendo não tem preço! E parabéns pra Samanta também pois, quando uma mulher gosta da gente de verdade, entende nossos sonhos e, por mais que não manje ou não concorde ou até se canse de alguma coisa, encontra uma maneira de nos incentivar e ajudar a ir em frente em algo que é importante pra nós. E como por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher, um aplauso pra ela também!

Mesmo que não haja reconhecimento de alguns e/ou da maioria, aqueles que reconhecerem, estarão reconhendo com a mais profunda sinceridade o que você está fazendo por uma classe que precisa muito disso!

Vá firme meu querido!
Um Grande Abraço!

Betarelli, Ivan D. disse...

Yuri, fico lisonjeado pelas palavras, e, depois de conhecê-lo pessoalmente, sei que tudo o que vc fala é de coração.

Assumo que sou regrado ao extremo quando o assunto é creditar a terceiros. Isso é uma obrigação. Qualquer pessoa que tenho perdido um minuto de sua vida, criando algo que eu vou espalhar porque gostei, deve ser creditado.

Jamais passou pela minha cabeça substituí-lo, e sim somar forças com vc e os colegas da comunidade, mas dado a sua falta de tempo (que me deve um e-mail faz tempo hehehe), estou assumindo esse compromisso em não deixar a chama que foi acesa por vc extinguir-se.

Resolvi agregar o gosto da dublagem ao tokusatsu, porque é o assunto que mais gosto, consequentemente o que mais pesquiso e entendo, mas quero que um dia este espaço torne-se referência para os fãs de todos os tipos de produção, que literalmente pensem num nome de um dublador que já faleceu, e chegue até aqui pra ver uma matéria, uma foto, uma entrevista ou até mesmo como no caso do Líbero, opiniões de colegas que viveram com ele.

O Reconhecimento, como vc mesmo já me disse, é consequência. Muita gente que eu não esperava respaldo, eu tive e vice-versa. Mas continuo com força e garra, ampliando meu círculo social, e creio que isso vai gerar grandes frutos no futuro. Pelo menos de minha parte, eu posso dar certeza absoluta.

Abração, amigo.

Michel disse...

Olá novamente, Ivan! Quando ví o título, logo me veio a cabeça aquela coisa que as produtoras fazem em anime tokusatsu, de organizarem a cronologia de algumas séries, como Gundam ou Ultraman. Como você pode ver, isso nem sempre dá certo... (DECADE?). Bom, como diz o ditado, a ordem dos fatores não altera o produto (algo assim). Mas foi bom você ter feito esse breve depoimento. Começar um blog, sem uma apresentaçãozinha, fica meio estranho. Mas pra manter a ordem das postagens, basta salvar rascunho primeiro. Não precisa escrever nada, basta salvar o título, e a postagem fica com a data em que foi salva. Também não ligo para layouts, prefiro algo simples. O importante é o conteúdo, e principalmente a facilidade de navegação. Por isso eu evito templates exagerados, banners, players (vídeos) etc. Tem muitos blogs que demoram pra entrar, por serem muito enfeitados. Uma pena você ter “poupado” a sua lista negra. Pensei que ia encontrar o meu nome lá...HeHeHe!

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Michel, obrigado pelo comentário!

Realmente eu cheguei a essa conslusão sobre começar "do nada", e acabei fazendo essa postagem. Ah, valeu pela dica sobre salvar o rascunho, eu não sabia disso... mas estou aprendendo.

Sobre blogs pesados, eu justamente optei por um dos skins mais simplórios do Blogger pra fugir disso. Muita gente que visita aqui não entende dessas modernidades, acredito até que nem saibam comentar ou visualizar os comentários, pois até eu acho que, de certa forma, existe um pouco de poluição visual no formato. Mas confesso que gostaria de saber mexer um pouco mais no Photoshop pra criar um Banner e um Logo legais...

E não tenha dúvidas que seu nome aparecerá aqui. Vc já bem sabe que tenho "mania" de creditar a tudo e a todos (inclusive uma vez vc disse que não precisava ficar colocando seu nome em tudo quanto é post hehehe), e nesse tempo em que nos correspondemos (estou deixando a desejar nos e-mails, eu sei) muita, mas muita informação e influência vieram de vc, amigo.

Apareça sempre!

Unknown disse...

Excelente, nós estamos falando de dublagem.