segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Chave Mestra

Inaugurando a nova seção do meu Blog, está o filme A Chave Mestra, de 2005. Já faz algumas semanas que eu vi essa produção, e só agora estou postando. A primeira vez que tive contato com a obra foi no final do ano passado, mas estava legendado. Pelo final do filme eu fiquei impressionado com a história, e assim que vi que iria passar dublado, assisti completo.


Não é uma produção “arrasa quarteirão”, mas tem uma história sinistra, bem contada e com fatos e detalhes bem amarrados na trama. O charme fica por conta do fim, que foge dos clichês “tudo se resolveu” e “viveram felizes para sempre”. Vale a pena. Eu achei totalmente imprevisível, mas já li opiniões de outras pessoas que viram a obra e que dizem que deduziram o final antes da metade da obra. Enfim, fica registrado a dica.


Além da produção, levo em consideração a excelente dublagem. Uma fantástica versão brasileira, feita na Álamo, sob a direção da Úrsula Bezerra. No papel principal ninguém menos que Angélica Santos, e sua voz inconfundível, que caiu como uma luva na Caroline. Os “inimigos” foram feitos por profissionais também gabaritados na arte: Isaura Gomes, e suas dezenas de anos de experiência; e Alexandre Marconatto, um dublador não tão antigo, mas com uma interpretação limpa e memorável. Abaixo, segue algumas informações e o cast que peguei de ouvido. Algumas vozes eu não consegui identificar, e como de costume, não vou copiar e colar de nenhum outro lugar por não ter certeza se a informação está correta ou não. Como tenho somente contato constante com dublagens mais antigas, ainda tenho dificuldade de memorizar alguns timbres de vozes de novos dubladores. Quem sabe no futuro.


A Chave Mestra (The Skeleton Key)

Ano: 2005

Versão Brasileira: Álamo

Direção: Úrsula Bezerra


Elenco:


Caroline Ellis (Kate Hudson) – Angélica Santos;

Violet Devereaux (Gena Rowlands) – Isaura Gomes;

Luke Marshall (Peter Sarsgaard) – Alexandre Marconatto;

Jill Dupay (Joy Bryant) – Raquel Marinho;

Enfermeira – Alessandra Araújo;

Hallie – Fátima Noya;

Homem – Affonso Amajones;

Senhora – Gessy Fonseca;

Curandeira - ? (voz feminina);

Voz no radio - ? (voz feminina);

Narração/ leitura de placas - ? (voz masculina).

Nenhum comentário: