domingo, 1 de agosto de 2010

Anime Friends 2010

Depois de mais de vinte dias, cá estou eu relatando sobre a minha ida pela segunda vez ao maior evento da cultura pop japonesa em São Paulo, o Anime Friends. Sempre fui fã desse tipo de produção, mas com exceção de fóruns de discussão e comunidades do Orkut, jamais havia participado de um evento do tipo.

Tudo começou a partir de 2001, quando tive a oportunidade de comprar meu primeiro computador. Quando acessei a internet pela primeira vez de casa (eu já conhecia a rede mundial desde 1.999), uma das primeiras coisas que fui procurar foram páginas sobre tokusatsu. Já estava órfão deste tipo de produção desde a primeira metade dos anos 90, e morria de saudade de rever algo a respeito dos grandes heróis japoneses da minha infância/ adolescência. Como não poderia ser diferente, cheguei até o Tokusatsu Tyosenshu, site que só quem teve a oportunidade de acompanhar sabe da importância dele no cenário da chamada “tokunet”. Praticamente foi o pontapé inicial de todo um movimento, resultando em muitas coisas que temos hoje com qualidade e facilidade.

Em 2004, lembro-me de ter ouvido falar do Ressasca Friends, e que a atração principal do evento era justamente a presença do Takumi Tsutsui, o Jiraiya. Fiquei muito animado e tentei de todas as formas achar um jeito de estar lá, sem saber onde era, quanto custava, etc. Resumindo, não consegui nada. De lá pra cá, sempre acompanho pelo Tokubrasil o pessoal durante o aquecimento no tópico oficial dos eventos, principalmente o AF, e depois as fotos, comentários e tudo mais. Como moro um pouco longe (mais de 120 km da capital), e não tenho conhecimento nenhum dentro de SP, sempre tinha uma esperança, mas bem lá no fundo. Dessa forma, aumentando meu circulo de amigos naturalmente, fui ficando cada vez mais próximo (via internet) do velho e bom amigo Yuri Calandrino, uma vez que partilhávamos boa parte de nossos hobby’s. Em 2009, tomei coragem e resolvi pegar um ônibus na cidade vizinha (Indaiatuba-SP) e rumar para SP, e finalmente realizar o sonho de participar de um evento. Foi inesquecível. E viciante...

Este ano não foi diferente. Voltei a combinar com o Yuri e o pessoal do Rio que sempre participa (Marzo [Seijuro Hiko], Camila [Cyberfan] e Vitinho – que no ano passado não veio, mas em seu lugar estava o Pedro [Kotar]). E como este mundo é praticamente movido por influências, faço essa postagem baseado na influência de outro grande amigo que ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, mas que já batemos altos papos por e-mail e até telefone: Michel Matsuda. Se bem que vai ser difícil de vê-lo pessoalmente, uma vez que reside no Japão desde 2.000 e não pretende voltar para o Brasil...

Cheguei em São Paulo por volta das 08:40, e o pessoal do Rio já estava no Terminal Rodoviário do Tietê me aguardando. De lá rumamos para o Hotel Blue Three, no bairro Jardins, onde estavam hospedados os dubladores que vieram do Rio de Janeiro. Yuri foi confirmar sua hospedagem lá. Ficamos sabendo que os cantores também estavam no mesmo Hotel. Do nada, vários dubladores começaram a sair pelo saguão do Hotel e seguiam em direção à uma Padaria na esquina à frente do local. De cara vi a Miriam Ficher passar ao meu lado, mas me contive e não a abordei, pois ela tinha viajado a noite inteira e estava com uma cara de exausta. Não quis bancar o fã chato. Em seguida passaram Rodrigo Antas (2ª voz do Bart [Simpsons]), Luis Manoel (1ª voz do Fred [Scooby-Doo]) e Luis Carlos Persy (Doggie Krueger [Power Rangers SPD]). Chegamos a ir até a Padaria, mas só observando de longe, sem incomodar ninguém. Eu já tinha feito minha reserva via telefone no Hotel Formule 1 (indicado pelo Genninhu via MSN), ao lado da estação do Metrô Paraíso com antecedência, e em seguida fomos pra lá pra tentar encaixar o Vitinho. Marzo e Camila já tinham reservado também via internet. Acabamos rachando um quarto. Como era muito cedo, não podíamos fazer o check-in e nos livrar de nossas mochilas, infelizmente. Tudo parcialmente resolvido, resolvemos fazer um passeio pela capital. Rumamos para a estação São Bento, a fim de passear pela 25 de Março. Lá encontramos ninguém menos que o (ou seria "a"?) Rodela:

Pra variar, estava lotado de gente, e não ficamos muito tempo lá. Andamos então para a Galeria do Rock. Yuri saiu em busca de material sobre Rock clássico, e encontrou grande parte do que procurava. DVD’s do KISS, se não perdi a conta, ele comprou quatro, uma camiseta do Led Zeppelin e mais alguns apetrechos. Até comentei com ele que eu ficava espantado em imaginar onde ele arrumava tempo pra gostar de tanta coisa junto. Incrível, ele acompanha animes, tokusatsu, futebol, dublagem, música, filmes e muitas outras coisas, de uma só vez! E eu não consigo focar em mais de uma coisa ao mesmo tempo... mas é um dom que ele tem e eu admiro.

Depois já fomos almoçar. Em seguida (diferente do ano passado, que chegamos no evento por volta das 17:00 hs) rumamos para o Mart Center. Em torno das 14:00 hs já estávamos chegando no Anime Friends.





Dessa vez deu pra olhar um pouco de tudo, os estandes, o pátio, enfim, tudo. Fiquei admirado com as figuras dos animes. Nessa hora lembrei-me do Michel. Bonecas lindas, com pinturas perfeitas, do jeito que vemos nos constantes reviews do blog dele. Infelizmente tinha muita gente e a iluminação não ajudava, então não consegui tirar uma só foto decente. Em outros estandes menos concorridos, vi algumas figuras dos animes mais antigos, como Dragon Ball e Saint Seiya. Como não sou um colecionador assíduo, vejo os bonecos e fico admirado, mas não almejo tê-los pra mim. Vi muita pouca coisa de tokusatsu, mas tinham algumas miniaturas que imitavam a coleção Girls In Uniform. Entre os que consegui fotografar, segue os mais bonitos na minha opinião (todos de DBZ):



Acabei comprando um Goku pequeno, que achei bem feitinho pelo preço, pois é o personagem predileto da Samanta nos animes. Já está em pé do lado da mesa do nosso computador.



No caminho, encontramos uma Colombiana usando um Cosplay da Morrigan de Darkstalkers. Ela foi notícia até no site da Henshin:

Passamos pela Sala Tokusatsu, onde cumprimentamos os colegas de Fórum. Estavam lá: Raoni (Change Dragon); Vagner (AsakuraTakeshi); Giu (JH), Eduardo (Yugoman) e Diego (Hikaruon). No tempo que ficamos lá estavam exibindo Kamen Rider Decade, Sharivan e RX. Descansamos e em seguida já fomos passear pelos palcos onde aconteceriam os shows. O Pessoal da Yamato fez uma lambança gigantesca e acabou colocando o Oscar da Dublagem e o Super Friend Spirits praticamente no mesmo horário. Eu não sabia o que fazer, já que estava lá pra ver as duas atrações. Há tanto tempo venho me comunicando com os dubladores e estava literalmente entre a cruz e a espada. O que fazer? Acabei ficando no show dos cantores, mas com a cabeça num lugar e o coração em outro. Pelo menos me diverti a beça revendo Akira Kushida e Shinichi Ishihara, além de poder ver de perto o grande Takayuki Miyauchi. Tinha um pessoal filmando, e como estávamos na frente, cheguei a aparecer bem rápido em alguns vídeos do Youtube.





Não conseguiu me achar? Não acredito... tão fácil...

Antes do início das apresentações, mais alguns conhecidos de Fórum e Orkut chegaram: Marcelo (Cyber Sharivan), Fernando e Anderson, parceiros na comunidade Dubladores de Tokusatsu. Depois o Silas (Aniki) chegou. Também surgiu um cara gente fina ao meu lado, me parece que se chama Denis. Sabia todas as músicas, cantou e pulou o tempo todo. Acabaram apelidando-o de Lyu Kang, uma vez que era descendente de japoneses e tinha o cabelo comprido. Gente boa.


Foto 01 (da esquerda para a direita): Fernando, Yuri, Anderson, Marcelo e Denis.
Foto 02 (idem): Eu, Yuri, Silas, Marzo e Camila.


Não pudemos falar muito, pois logo o show começou. Infelizmente fotos boas são uma raridade da minha simples câmera, mas dá pra ver alguma coisa.




Durante a apresentação dos cantores, aquela festa imensa. Todos pulando e cantando em coro os hits dos artistas. No finzinho do show eu corri para o outro lado e consegui pegar o final do Oscar da Dublagem. Mas antes, o pessoal do Fórum chegou em peso, e deu pra conhecer o Vagner (Zero) e trocamos algumas palavras. Cumprimentei o Thiago (Frank), Ana (Anafox) e o Ali (Ali-kun).

Próxima postagem: Oscar da Dublagem!

Nenhum comentário: