segunda-feira, 4 de abril de 2011

Flashman Box 2 - Review

Hoje recebi o tão aguardado Box 2 da série Comando Estelar Flashman, contendo os capítulos 26 ~ 50, lançado pela Focus Filmes.

Como já é de costume, segue minha análise - desta vez não tão minuciosa; porém abrangente - dessa coleção. Não tive tempo de assistir à todos os capítulos, mas pude zapear por boa parte deles, checando imagem, som, legendas, e os demais quesitos que interessam aos fãs de carteirinha.

Como esperado, a FOCUS vem melhorando gradativamente seus lançamentos após o já conhecido fato dos DVD's dos Changeman e Jiraiya. Mas infelizmente ainda temos alguns escorregões: nada que chegue a estragar ou fazer com que os clientes amaldiçõem a coleção, mas como venho fazendo há algum tempo, segue o Raio-X do lançamento:

*Não vou ficar tirando muitos prints de imagem desta vez, pois não há necessidade.

O que NÃO mudou (e nem precisava mudar):

1 - Reprodução "limpa", isto é, após a logomarca da distribuidora, quando você coloca o disco, já vai para o Menu inicial. Os traillers estão num menu à parte;

2 - Os Menus são aqueles "padrão" da empresa, sem muito luxo, mas funcionais e bonitos, na minha opinião;

3 - O símbolo da Toei Video no começo do primeiro e final do último capítulo de cada disco;

4 - Qualidade de som e imagem nota 10, idêntica ao lançamento nipônico. Da outra vez, teve dois capítulos com áudio ruim e em alguns (poucos) episódios onde notava-se um delay em relação à algumas falas. Apenas o capítulo 36 - Bicho Metálico tem um leve chiadinho durante sua reprodução, mas a nitidez do som é ótima;

5 - Legendas realmente traduzidas, sem erros de português e com um timming bem feito.

O que NÃO puderam corrigir:

1 - As legendas continuam fixas na música de abertura e encerramento, e nas placas e previews. Depois de assistir, achei que nas músicas realmente não havia necessidade de forçá-las, mas nas placas e cenas do próximo capítulo, mesmo sem serem selecionadas, elas são úteis;

2 - Os previews dublados: infelizmente é fato, mas nas fitas U-Matic que a Focus teve acesso, não havia essa dublagem. Tenho uma teoria de que essas fitas são as que a Record exibiu, já que a emissora nunca passou os trechos. Uma pena mas é a realidade. Fica aqui mencionado apenas para efeito de registro;

3 - Créditos de dublagem novamente presente, idem ao Box 01. Flashman não teve uma vasta lista de dubladores, pois tinha poucos personagens secundários.

O que melhorou:

1 - Os episódios foram separados em reproduções individuais, isto é, não conta um só tempo desde o primeiro capítulo até o último. Desta forma, incluíram 4 capítulos que podem ser acessados com apenas uma tecla do controle remoto. Foi dividido em: Abertura, Parte 01, Parte 02 e Encerramento. Muito útil e necessário;

2 - Os Eye-catches estão de volta.

O que passou batido:

1 - Embora a impressão nos discos (conhecida como Label), desta vez não tenha sido baseada nos heróis, durante a exibição do menu animado, é apresentado algumas cenas com os protagonistas, e desta forma, continuaram invertidos os Menus do disco 07 (teria que ser o Green Flash - mas é o Blue Flash) e 08 (vice-versa). Ns discos 09 e 10 corrigiram a hierarquia. Pra constar: Disco 06 - Dr. Kéflen, disco 07 - Káura, Disco 08 - Néfeli, Disco 09 - Wandár e Disco 10 - MEDUZÂN!! O Monarca La Deus está estampado de corpo inteiro no BOX;

2 - O Menu de seleção de episódios do disco 06 contém as mesmas miniaturas de imagens do disco 01 (Box 1);

3 - O preview em japonês do Capítulo 32 - Meu Pai, Meu Herói mostra as cenas do capítulo seguinte, o 33 - O Destino de Gô, porém, com a narração do mesmo capítulo 32;

Extras: Achei muito interessante o trabalho do Ricardo Cruz no encarte, contando algumas histórias e curiosidades de bastidores da criação e gravação do seriado. Provavelmente ele deve ter feito alguma tradução de algum livro do seriado de seu acervo.

ATUALIZAÇÃO: Conversei com o Ricardo Cruz, e este material é totalmente inédito, fruto de um texto criado por ele baseado no que leu em livros japoneses sobre o seriado e numa entrevista que ele fez pessoalmente com o Tota Tarumi, o Jin/ Red Flash. Excelente material que nem mesmo a TOEI proporcionou no lançamento do box ao público nipônico.

Ele também colocou alguns desenhos do renomado e talentoso Yutaka Izubuchi.

Opinião final: Eu aprovei. Não me arrependi e fiquei contente em ver os capíutlos na minha nova TV de LCD 42", ligada através de um cabo Componente Vídeo. Não observei nenhuma granulação/ saturação na imagem, mesmo nas cenas de muito movimento. Cores bonitas, sem muito contraste, de forma natural. É óbvio que na antiga TV de tubo de 29" a imagem fica PERFEITA, pois é uma série antiga. Mas vale a pena, é uma grande diversão relembrar as manhãs da Rede Manchete e tardes da Rede Record vendo as aventuras do Comando Estelar. E que venha o JIBAN!

21 comentários:

lagarto disse...

Muito obrigado pela resenha. Parece que esse lançamento ficou muito decente. Achei excelente essa ideia do encarte.

Abração!

Anônimo disse...

Vlww pelo review cara, show!
Aguardando chegar o meu;;

Anônimo disse...

Esqueceu de mencionar os erros bobos de português nesses extras, como "Agradeçe" e palavrasjuntasnumafrase, saca? XD
Mas mesmo assim, comprarei. Estou apenas com o box 1 ^^

Pk Ninguém disse...

Não sou desses fãs xiitas, mas sou chato com algumas coisas, particularmente ahco que as prévias dos episódios desnecessárias, já que se terá a série completa. Quanto as vinhetas d eintervalo, alguns acham útil tê-las, eu mesmo não faço tanta questão.

Mas é bom saber que a imagem e o audio, principalemnte o dublado estão bons, e as legendas são realmente traduções, não transcrições da dublagem.

Agora comprei os dois volumes!

Muito obrigado por sua análise!

Rider Jeff disse...

Ótima análise Ivan. O encarte foi uma grata surpresa. Agora é torcer por uma boa qualidade de lançamento em Jiban e Black.

Betarelli, Ivan D. disse...

Obrigado pelos elogios. Faço isso por que sei o quanto dói quando vc está aguardando por uma coleção e ela chega de "travessado", como diriam os antigos.

Os erros de português e de justificação do texto, provavelmente deram-se por falta de espaço, então, optaram por dar uma juntada pra não ter que colocar mais uma página.

E sim, resta torcer para que dê quase tudo ("quase" por que sabemos que as fitas da Top Tape não existem para a extração do áudio) com Jiban e que tudo saia 100% com o Black. Este o Toshi tem as fitas, e na coleção pirata, tem vários áudios ruins e faltando pedaços.

Podem contar com os Reviews aqui mesmo.

Junior disse...

Ivan;
Embora tenha as legendas nas aberturas, encerramentos, placas e previews, fixos, com excessão dos eye-catchs no box 1, finalmente a Focus teve 2 boxes padronizados, uma coisa que sempre tenho falado em nossas conversas: Imagens dvd japones, Audio do Toshi, legendas bem marcadas. Ponto positivo para a Focus. Quando a coisa sai ruim é um monte de gente reclamando. Neste caso, Ninguem tem do que reclamar.

Ps. não esqueci aquilo que iria mandar pra voce, só que comecei numa nova atividade dentro da empresa onde eu trabalho, e to atolado de serviço e tem tambem a faculdade que ta chegando a semana de provas. Esta proxima semana eu te envio.
Abçs.

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Junior, que bom que deu certo muita coisa nesse box. Podemos dizer que quase tudo. De 0 a 10 eu dou nota 9, pois daria 10 apenas se eu tivesse acompanhado o projeto do começo ao fim rsrsrsrs...

Não se preocupe, assim que der vc manda. Grande abraço.

lagarto disse...

Cara, esses erros de grafia e formatação só escancaram que o controle de qualidade desse pessoal ainda tem muito o que melhorar pra chegar na categoria "decente". Parece que a Focus tem necessidade de sempre ter de pisar na bola em alguma coisa. Mas ainda levo fé que esse lançamento realmente vale à pena.

Abração

Anônimo disse...

Todo mundo que comprou foi só pela internet? Esse box não deu as caras nas lojas ainda?

Betarelli, Ivan D. disse...

Humberto, isso só deixa cada vez mais nítido que falta alguém pra revisar tudo o que a empresa lança.

Engraçado, já vi comentários de que tá meio difícil de achar o box em lojas físicas. Segundo o Afonso, não tem nada com a Focus, a confecção e distribuição dos boxes, conforme os pedidos de cada revendedor, estão OK.

Flavinho disse...

adorei o reviw do box 2 de flashman eu ate ja comprei o meu chegou ontem mais comprei pela internet no site da fnac e o curioso que logo de pois de eu comprar o box ja tava indisponivel segundo eu li no comercado livre onde um rapas ta vendo o box 2 um cara perguntou por que tava dificil acher o box do volume 2 e o cara que ta vendeo os dvds disse que a focus tinha fabricado poucas peças do volume 2 de flashman

Betarelli, Ivan D. disse...

Estranho, não foi isso o que o Gerente da Focus me passou. Talvez as lojas tenham feitos poucos pedidos, já que - deduzindo - que por conta de erros da empresa em séries anteriores, os clientes não comprariam.

Pablo Marques disse...

Não é possivel!! Não encontro em lugar nehum pra comprar, e a Focus não da satisfação nenhuma!!

Flavinho disse...

vc sabe por que ate agora o jiban não foi lançado pois tava previsto pra ser lançado 27 desse mes e ate agora nada e a data do lançamento e pro dia 20 de maio se souber de algo responda aki

Betarelli, Ivan D. disse...

Um pequeno atraso na autoração e replicação dos discos, assim como aconteceu com o 1º box de Flashman. Nova previsão é para o final do mês (Maio).

Anônimo disse...

ivan tu pretende fazer um Pré-Lançamento do box de jiban

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Pedro, vou tentar sim, mas não posso prometer, pois informações desse lançamento não estão fáceis... abraços.

Rafael Kaen disse...

Eu terminei o box1 esses dias, quando entrar de férias na faculdade eu termino de ver a série! :D

Ricardo Akio disse...

Ivan, legal o encarte que vem como brinde do box 2 e que você digitalizou.
Você disse que conversou com o Ricardo Cruz, quem elaborou o encarte, e você não teve acesso aos livros sobre o seriado e nem à entrevista com o Jin (Red Flash)que ele havia feito? Teria como postar ou indicar um site aonde tenha pelo menos como conseguir esse livro?
Grato

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Ricardo;

Sim, o Cruz me disse que transcreveu os dados de uma entrevista que fez pessoalmente com o Tarumi, e que usou informações de livros que ele tem. Infelizmente não vi a íntegra da entrevista escrita e muito menos sei de qual publicação ele usou as informações.

Abraços.