sábado, 11 de maio de 2013

Conheçam Marcelo Coutinho

Durante minhas pesquisas sobre dublagem em seriados japoneses, mais precisamente na série Winspector de 1994, feita na Windstar (estúdio da Marshmellow locado para a realização desta versão brasileira) e dirigida pelo Emerson Camargo, deparei-me com uma voz que desconhecia.

Essa voz tinha uma entonação forte, e uma leitura muito bonita, e foi escalado por diversas vezes no decorrer da trama. O personagem de maior destaque, um vilão, foi o Sabúro Muráta, do capítulo duplo "O Homem Cópia".

Também havia ouvido este mesmo dublador em animes do começo dos anos 90, na Dublavídeo, como em Fatal Fury e O Espadachim Ninja (outrora chamado de "Espadas dos Ninjas"). Inclusive, eu lembrava desta voz em produções dos anos 80, quando a TVS fazia dublagens. Tirei uma amostra de áudio e comecei a busca.

O primeiro contato foi com a Tânia Gaidarji. Ela ouviu e acertou na primeira. Vale lembrar que já há algum tempo, eu tinha conversado como Emerson Caperbat a respeito do seu início na dublagem, ele tinha citado o nome do Coutinho. No entanto, nesta época, era apenas um nome sem voz para meus registros. Em seguida, comecei a procurar meios de como saber algo a seu respeito, já que no Google não havia nada. Raquel Marinho me contou que começou a dublar com  ele, que foi diretor na Dublavídeo por vários anos, e Carlos Campanile me disse que ele apresentou o Siga Bem Caminhoneiro, nas manhãs de domingo, no SBT, em determinada época. Era o que eu precisava pra encontrar um vídeo no Youtube. Créditos ao usuário feneme.

Por fim, procurei saber sobre seu paradeiro atual, já que há anos não ouvia mais a voz dele. Foi então que fiquei sabendo que havia se afastado do meio artístico por motivo de saúde. Relendo o livro do Nelson Machado, o Versão Brasileira, havia uma citação ao estúdio Timecode, que era do Coutinho. Então, falei com a Cecília Lemes, que dubla em todas as casas de São Paulo, e ela me disse que estes estúdios estavam locados para o Raul Schlosser, onde funcionava a Cooperativa Uniarthe.

Há duas semanas, o Raul foi o entrevistado do programa Papo com o Machado, e eu enviei uma pergunta a respeito do Coutinho, pois não se sabia nem mesmo se ele havia falecido ou não. E foi onde ele respondeu, dizendo que ele sofreu dois infartos que deixaram sequelas, impedindo-o de trabalhar. Atualmente, mora em Sorocaba-SP, e pelas complicações do ocorrido, tem que viajar para a capital duas vezes por semana, por motivo de tratamento, com sua esposa Olga.

Infelizmente não pude encontrar mais informações sobre este excelente profissional, que por tantos anos nos brindou com trabalhos diferenciados em dublagem e direção. Vale lembrar que, curiosamente, existe um homônimo no Rio de Janeiro, que também é dublador.

Fica registrado neste espaço uma singela homenagem a este grande ator que, até então, pelo que pesquisei, tinha seu nome desconhecido pelos inúmeros fãs da dublagem paulista.

Aqui, um vídeo de seu trabalho no Siga Bem Caminhoneiro. Não foi possível precisar a data:



Aqui, um trecho de sua dublagem na série Winspector, de 1994:



Desejo tudo de bom para o Marcelo Coutinho, e que sua família tenha forças e saúde para cuidar dele.

17 comentários:

Michel disse...

Bom retorno ao blog, Ivan!
Hum, particularmente, essa voz do Marcelo Coutinho acabou não me marcando, e eu nem saberia reconhecer em outras produções. Mas um ótimo trabalho de levantamento de informações. Espero que eum dia, você tenha a oportunidade de entrevistá-lo.

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Michel, obrigado pelo comentário. Estamos aí, tentando manter o ritmo. Veremos no que vai dar.

A cidade de Sorocaba fica somente à 60 Km de Elias Fausto, mas não sei se a família seria receptível a uma conversa...

Valentin disse...

Olá Ivan. Meu nome é Aline Valentin. Sou diretora de Arte de uma igreja no Rio de Janeiro. Estou precisando da sua ajuda. Como você pesquisa muito sobre dublagem, gostaria de saber se você consegue descobrir quem dublou a atriz Angie Everhart no filme 9/2 Semanas de Amor 2. Estou preparando um projeto para o rádio e a voz dela se encaixa perfeitamente. Será que você poderia por favor me da essa forcinha? missionaria.valentin@gmail.com

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Aline. Consegui te ajudar por e-mail. Só pra constar, o nome da dubladora é Lina Rossana. Muito obrigado ao amigo Yuri Calandrino que me passou a informação.

Cida disse...

Olá Ivan<

Eu também procuro pelo Marcelo Coutinho e Olga. Morei em São Paulo e trabalhava como produtora e era muito amiga dos dois.Minha vida seguiu outros rumos e perdi todo contato .
Gostaria muito de saber se você conseguiu entrar em contacto
com eles.Um abraço

Betarelli, Ivan D. disse...

Olá Cida.

Por favor, mande-me um e-mail para conversarmos melhor:

ivanbetarelli@yahoo.com.br

Um abraço e obrigado pelo comentário.

Unknown disse...

Conheci Marcelo Coutinho em 1980 quando atuava numa peça "DESGRAÇAS DE UMA CRIANÇA" no TEATRO POPULAR do SESI de SANTO ANDRÉ...era uma montagem interessante e assisti diversas vezes. Ele fazia um trabalho muito bom como o soldado Pacífico na peça de Martins Pena, que ficou em cartaz também no Teatro do SESI de São Paulo na década de 80. Depois nunca mais tive noticias...Gostaria de saber sobre sua saúde, uma vez que li no blog triste noticias sobre ele. Devemos reconhecer o trabalho desse ator que pelo que vi, cedo deixou a carreira. Infelizmente!!. Caso tenham noticias, por favor me avisem. meu email: mararocha.arq@gmail.com

Desde já agradeço e parabenizo o autor da pesquisa. Grande abraço!!
MARA ROCHA

Betarelli, Ivan D. disse...

Olá Mara, obrigado pelo comentário.

Infelizmente não houve mais nenhum feed-back de ninguém ligado ao Coutinho. As informações que prevalecem são as mesmas, que mora em Sorocaba e que vem com a esposa e filhas pra SP a tratamento semanalmente. O estúdio que ele tinha continua alugado.

Unknown disse...

Olá Ivan,
Ainda procuro por noticias sobra o ator Marcelo Coutinho. Fomos amigos no passado e ainda gostaria de saber sobre sua saúde. Lamento muito.

Abraços

Mara Rocha

Unknown disse...

Ivan, gostei desse seu trabalho no blog...Considero a dublagem brasileira espetacular...adoraria um dia poder assistir pessoalmente um trabalho de dublagem...muito me agradaria...não sei se isso é possível mas se souber algo a respeito, agradeço se informar...
Parabéns e grande abraço!

Mara Rocha

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Mara. Infelizmente nenhuma novidade. Uma pessoa que conheceu ele no passado está tentando localizá-lo, mas até o momento não conseguiu. Se descobrir algo, atualizarei esta postagem. Obrigado pelo comentário.

Anônimo disse...

Venho por meio desta informar que na data de 28/06/2015 Marcelo Coutinho veio a falecer.
Deixando muitas saudades..
Guerreiro e uma pessoa extraordinária por enfrentar tudo o que lhe aconteceu.
Eterno em nossos corações.

Unknown disse...

Ivan, recebo com pesar essa triste noticia do falecimento do ator Marcelo Coutinho.
Lamento profundamente e desejo que seu espírito encontre a paz e refazimento após tanta luta terrena.
Que sua família encontre força e paz através dos anos de luta dedicados a sua saúde.
Que a espiritualidade possa recebê-lo e confortá-lo nessa nova jornada que agora se inicia.
LUZ E PAZ A SEU LINDO ESPÍRITO!

Foi um prazer conhecê-lo no passado!

Sinceramente,

Mara Rocha

P.S. Obrigada pelas informações, amigo Ivan,
bom trabalho, apesar da triste notícia!!

Unknown disse...

Marcelo era meu tio ano passado ele deixou o plano terrestre , depois de mais de 12 anos lutando contra um avc que o deixou totalmente impossibilitado de tudo( em estado vegetativo ) tio querido ele era simplesmente de mais..

Unknown disse...

Diego Coutinho, reafirmo o pesar com que recebi a noticia do falecimento de Marcelo Coutinho...lembro bem de seu trabalho no teatro e televisão e saber de seu sofrimento e luta causa-me muita consternação.
Sei que cada um de nós tem sua jornada terrena e ele certamente cumpriu a própria com resignação e força.
Desejo que as memórias possam ser o conforto de que todos da família precisam e seu orgulho por seu tio com certeza reconforta seu espírito e o faz caminhar em busca da paz e jornada no outro plano...Ele agora andando e correndo livre pelos campos do céu (Plano Superior no qual acredito)...sem o peso da dor e limitação terrena...ELE FOI E SERÁ SEMPRE UMA PESSOA MUITO QUERIDA E ADMIRÁVEL...
Por favor transmita meus sentimentos ás suas filhas e esposa..e a você meu grande abraço extensivo a ele!!
Rezo para que ele esteja em paz e refazendo-se a cada dia!!!
A VIDA NÃO TERMINA AQUI...ELA CONTINUA DE FORMA DIFERENTE, porém difícil aos nossos olhos que estão acostumados ao toque terreno..mas um dia todos saberemos melhor de tudo isso..

PAZ E FORÇA!!

ABRAÇOS,

MARA ROCHA

fã de dublagem disse...

claudio renato disse

marcelo coutinho trabalhou na novela destino que tinha o eleu salvador e flavio galvao

Isseigentil disse...

Boa tarde Ivan me chamo Michell e também compartilho com vossa senhoria as mesmas paixões e gostaria de pedir ajuda para resolver um problema: Sou fã da série japonesa estrela fascinante patrine, que foi dublada nos estúdios windstar, só que na internet onde assisto os episódios de patrine, nem todos os episódios estão dublados, faltam alguns que estão em aúdio original, peço ajuda do pesquisador para saber se a windstar dublou os 52 episódios completos? e se tem algum site que legendou toda a série em português? agradeço a atenção e conto com a ajuda do nobre amigo, até breve: