sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Conheçam Gastão Malta

Aos aficionados pela arte da dublagem, principalmente dos anos 80, é com grande satisfação que trago-lhes finalmente uma foto do grande Gastão Malta.

É óbvio que, aqueles na casa dos trinta e poucos anos automaticamente associarão o nome do profissional as famosas séries japonesas da Álamo, pois foi nelas que seus últimos anos de trabalho tiveram uma grande propagação.

Começando por alguns monstros espaciais no Changeman (quem não recorda do Hara Ross, o metaleiro espacial?), Malta protagonizou o principal vilão do seriado Flashman, no ano seguinte, dando voz ao maléfico Doutor Kéflen, do Cruzador Imperial Mess. Não há quem não lembre da marcante aparição do personagem e sua fala poderosa já no primeiro capítulo: "Estão correndo... estão voando... estão nadando! Estão brilhando... estão respirando! Toda e qualquer coisa tem vida! É impressionante a tamanha força da respiração de todas as vidas! Ó Monarca La Deus... TERRA! Que maravilhoso planeta!"


O próximo personagem semi-regular - mas não de menor importância - foi o Jonin Barão Owl, da série Jiraiya. Através dele, interpretando um misto de vilão e herói, novamente nos brindou com sua voz marcante e seu trabalho diferenciado.


Outra dublagem que não pode ser esquecida é a do maldoso Agdár, o monstro da cadeira de rodas em Lion Man. Nas demais séries, fez apenas pequenas participações e pontas.


Também fez muitos filmes, dentre eles, destaco o astro Gene Hackman (Lex Luthor) na dublagem paulista do Superman IV (que saiu apenas em VHS), e protagonizou uma versão paulista do desenho do Popeye, exibida pela rede Globo.


Segundo relatos, Gastão Malta sempre foi um profissional com uma qualidade artística acima da média. Reinou absoluto nas rádios, e sempre esteve entre os grandes nomes do meio. Houve épocas em que ancorava várias horas no ar, sozinho, como estrela máxima de seu programa na Rádio São Paulo. Além disso, foi escritor e novelista. Também é considerado por alguns colegas como um dos grandes nomes da dublagem, e que ajudou - por meio de atitudes nem sempre compreendidas em determinada época - a nortear esta então nova arte que vinha se disseminando cada vez mais, e cultivando outra legião de fãs.


Consta que era uma pessoa de personalidade forte, de humor ácido, e de poucas palavras. Porém, aqueles que lhe conheciam mais afundo, sabiam se tratar de uma pessoa de bem.

Infelizmente, não há relatos concretos da data exata de seu falecimento, mas calcula-se que seja no início do ano de 1992. O motivo foi um infarto, que originou-se de uma disfunção renal e em seguida complicações de uma falência múltipla dos órgãos. Não obtive sucesso em localizar nenhum familiar ou parente afim de agregar mais informações.

Assim, fica registrada uma pequena lembrança deste grande ator, que marcou a vida de inúmeros fãs, pelas diversas mídias que percorreu ao longo de sua carreira.

Ouça a voz de Gastão Malta clicando abaixo:


11 comentários:

G. HANOKH disse...

Esse é um clássico...! O eterno Agdar...! Puxa, como eu adorava aquele personagem: "A falha o levará a morte"! Nossa..! Essa fala além de medonha tinha um poder que dava uma força e tanto ao personagem! Lionman(laranja) não seria o mesmo sem ele! Pois é, esse é mais um dos talentos que se perdem em vida mas ganha a eternidade! Muito boa a homenagem, parabéns! Mas por falar em "Kéflen" e quanto a reunião dos Flashman será possível?! Um abraço amigos do Falando de Dublagem!

Betarelli, Ivan D. disse...

Obrigado pela visita e pelas congratulações costumeiras, Hanokh.

Sobre o "encontro" dos Flashman, já tenho no blog o depoimento dos familiares do Laranjeira, e a conversa com a Christina. Nos próximos dias vc poderá ler a conversa com a Lucinha. Faltam ainda o Camarão e o Brêtas, mas eu não vou desistir. Um dia vai sair.

Grande abraço.

Telenoveleiros! disse...

Olá, gostei muito do blog. Gostaria de trocar links? O meu é sobre novelas latinas e eventualmente posto algo sobre dublagens também. meu link é www.telenoveleiros.com, depois deixe um recado em algum post lá.

Bruno Malta disse...

Olá amigos...

Me chamo Bruno Malta e sou sobrinho neto do Gastão, infelizmente não o conheci pessoalmente mas adoro dublagem e sua obra.
Minha Bisavó Elidia dos anjos Malta ( mãe do Gastão, morava comigo e com a minha mãe, ela faleceu recentemente em agosto de 2013 aos 98 anos de idade, ela que ate seus últimos dias de vida estava lucida falava sobre a historia de Gastão que era conhecido como Gastaozinho e sobre seus premios Roquete pinto. Agradeço a homenagem em nome da família e se eu obtiver mais informações entro em contato com o blog, obrigado.

Betarelli, Ivan D. disse...

Saudações Bruno, obrigado pelo comentário.

Agradeço pelas informações que me passou, e peço se for possível, procurar com seus familiares mais dados, pois um profissional do calibre do Gastão, não pode ter seu passado esquecido. Por exemplo, seria interessante saber quantos foram os prêmios Roquete Pinto que ele ganhou, em que ano, e qual categoria.

Pesquisando um pouco mais, com a ajuda de um colega, gostaria de lhe perguntar se sua tia avó Maria Elisa Oliveira Malta ainda é viva também.

No aguardo e obrigado novamente.

eu cretino disse...

Putz,pra mim o personagem dele mais marcante é sem sombra de dúvidas o dr. Keflen

eu cretino disse...

Putz,pra mim o personagem dele mais marcante é sem sombra de dúvidas o dr. Keflen

Danilo Gamer76 disse...

Só De Pensar Que Ele Fez A Voz Do Dr Keflen Foi mto Bacana Fazer O Ninja Jonin Barão Owl Foi Mto Massa Eu Curtir Essas Duas Dublagens Que Ele Fez

Ed.Yugo disse...

Suposição:Gastão Malta em Cavaleiros do zodíaco.
Suponhamos que o Gastão Malta estivesse vivo até em 1996 na dublagem dos Cavaleiros do zodiaco?? Quem de vocês acham que ele poderia ter dublado??

o meu seria o Mitsumasa Kido, avô adotiva da Athena/Saori.

Elidia Malta disse...

Ooi , Me chamo Elidia Malta , sou neta do Gastão e bisneta Da Bisa Elidia , infelizmente não os conheci , ele faleceu meu pai era uma criança. E a bisa não conheci porque morava bem longe infelizmente! Tbm adoro as dublagem dele <3

Elidia Malta disse...

Ooi , Me chamo Elidia Malta , sou neta do Gastão e bisneta Da Bisa Elidia , infelizmente não os conheci , ele faleceu meu pai era uma criança. E a bisa não conheci porque morava bem longe infelizmente! Tbm adoro as dublagem dele <3