sexta-feira, 23 de julho de 2010

Paulo Wolf, o Dublador do Shishio

Samurai X (Rurouni Kenshin) todo mundo conhece. Uma série maravilhosa, com um enredo bárbaro, pitadas de romance, violência e conflitos psicológicos bem arranjados numa animação detalhada, cercada de uma trilha sonora monstruosa e envolvente. Um dos melhores animes que já passaram - e continua sendo exibido no Animax – aqui no Brasil.

Também possui um dos maiores e melhores vilões de uma série japonesa: Makoto Shishio. Um assassino extremamente habilidoso e cruel a serviço do governo, que de repente se vê numa posição onde suas habilidades não são mais necessárias aos seus superiores, e que ao mesmo tempo sabe demais para simplesmente se desvincular do cargo. Para dar fim à sua vida, atearam-lhe fogo vivo e o deixaram no meio de uma floresta para morrer desamparado. Por ironia do destino, as chamas queimaram seu corpo inteiro, mas não foram capazes de retirar a vida de seu já considerado cadáver.

Após um tempo nas sombras tentando se recuperar das queimaduras, Shishio conhece um menino um tanto especial, chamado Soujirou Seta (Fabio Lucindo), que fica sendo seu “amigo” e braço direito. Após alguns anos, a dupla reúne os dez melhores espadachins do Japão Feudal, o grupo Juppongatana, com o único e exclusivo intuito de conspirar contra o regime de Governo atual e tomar o Japão para si próprio - afim de disseminar sua vingança contra os nobres que lhe traíram - e fazer com que o Japão se torne um país mais forte, impondo sua tirania.

Makoto ficou com sequelas graves em seu corpo por decorrência das queimaduras em 100% dele, tendo que levar uma vida extremamente regrada a cuidados com os ferimentos adquiridos. Sua temperatura corporal é extremamente superior a de um ser humano comum, e como sua pele nunca se regenerou, ela é envolvida em ataduras, tal qual uma múmia. Na batalha final contra Kenshin Himura (Tatá Guarnieri), sua condição física durante a batalha é extremamente restrita, devido aos movimentos rápidos e o excesso de força nos músculos, além de sua própria transpiração natural, que o faz arder em chamas numa espécie de combustão instantânea.


No Brasil, sempre existiu uma lenda em volta do nome do seu dublador. Sites e usuários de fóruns creditavam o personagem ao Emerson Caperbat, um dublador extremamente versátil e competente, que também possui uma voz marcante. Depois de algum tempo, soltaram um boato de que talvez a voz fosse de um dublador desconhecido por mim, chamado Fernando Guimarães (?). Nesse meio tempo, até mesmo o Renato Marcio foi creditado no personagem em determinada ocasião. O caso é que sempre havia uma dúvida em relação a esse dublador. Foi então que assumi essa empreitada faz algumas semanas e saí pesquisando.

Primeiramente editei um trecho de áudio onde o Shishio tem várias falas e salvei em mp3. Contatei o Caperbat, que eu também achava que era o dublador, mas ele próprio disse que a voz não era dele e que não reconhecia a interpretação. Perguntei para mais dois dubladores, sem êxito. Eis que então ontem, zapeando por alguns capítulos da quarta temporada do desenho do Homem Aranha (Animated - anos 90), me deparo com dois personagens com a mesma voz: a terceira voz do Escorpião e o a segunda voz do Wisteler, companheiro do Blade.

Justamente fui buscar a voz desse dublador nessa série porque eu já tinha ouvido algumas pontas e vozerios dele na primeira temporada, e também lembrava de cabeça que ele fazia a voz do Caveira Vermelha, inimigo do Capitão América nesse mesmo desenho. Nos capítulos que zapeei, ele dialogava com a Márcia Regina e a Angélica Santos. Editei novamente um trecho do diálogo entre os 3, dessa vez ele fazendo uma voz mais leve do que a do inimigo do Kenshin. Foi então que tentei a sorte. Contatei as duas dubladoras e Bingo! Márcia (que já havia trabalhado com ele justamente no Samurai X) soltou um nome, mesmo não tendo certeza, e em seguida a Angélica confirmou: O lendário dublador do Makoto Shishio em Samurai X é o Paulo Wolf.

Disseram-me que ele era muito bom (e eu assino embaixo, já que a voz do Shishio é ímpar) e que infelizmente faleceu já faz alguns anos, no auge de sua carreira e juventude. Numa busca rápida na internet, não há uma só informação disponível sobre um ator com este nome em dublagem. Provavelmente só os colegas de profissão o conheciam, uma vez que a disseminação dos nomes dos dubladores em revistas, eventos, Youtube e afins é mais recente. Do desenho do Homem Aranha (Álamo - 1994) até o Samurai X (BKS - 1999), não lembro de tê-lo ouvido em nenhuma outra série, infelizmente.

Fico muito feliz e sou extremamente grato à Márcia e a Angélica por ajudarem a desvendar mais essa lenda da dublagem, deixando o seu nome eternizado na história e finalmente conhecido pelos fãs, mas ao mesmo tempo triste por saber que um dublador tão bom faleceu tão cedo. Ainda continuo buscando informações sobre ele, e quem sabe até mesmo uma foto, um dia.

ATUALIZAÇÃO: Conversando com Vanessa Alves, esposa do Paulo Celestino, ela me mandou uma foto de seu marido com o Wolf, quando fizeram a peça "Laços Eternos" juntos. A imagem dele de frente, que usei no início da postagem, de cabelos curtos e barba, também foi retirado de um scan da Revista Manchete, disponibilizado por ela. Fica registrado meu agradecimento à esta grande atriz por conceder as imagens. 


Ouça a voz do Paulo Wolf clicando logo abaixo:

22 comentários:

Anônimo disse...

Ô Ivan!
Parabéns pelo blog!
Muito legal mesmo!
Assim como você, eu também curto muito dublagem. Não me lembro do nome de todos os dubladores mas sempre que me lembro fico emocionado. Esse pessoal todo faz o sucesso de um filme, série, cartoon, anime e porque não, uma novela! É muito importante existir blogs, comunidades, sites direcionados a este tema pois a dublagem pode fazer parte da cultura do nosso país: acredito que ela ainda seja considerada uma das melhores do mundo! Novamente, parabéns pelo blog e, sempre que eu tiver tempo (pois trabalho feito uma mula na prepress de uma gráfica em minha cidade, a noite!), estarei aqui para ler com prazer uma de suas postagens e quem sabe até, acrescentar algo quando possível.
Grande abraço!

Luiz Carlos Junior
Juiz de Fora - MG

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Luiz, agradeço pelo comentário positivo.

Realmente, esses profissionais ultragabaritados ainda não tem o reconhecimento que merecem, embora já tenha melhorado muito com a disseminação da internet.

Agradeço pelos elogios, e sempre que possível postarei sim mais informações a respeito de tudo o que eu sei sobre dublagem. Logo logo vai sair um post sobre outro dublador dos anos 90 que os fãs ainda não conhecem. Aguarde.

Um abraço e volte sempre.

Unknown disse...

Legal essa matéria sobre o Paulo Wolf.E só para constar Ivan,houve dois episódios em que o Shishio foi dublado pelo Sérgio Moreno,o 44(que passou hoje no Animax) e o último em que o próprio aparece(se não me engano o 61 ou o 62).

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Raiden, realmente isto aconteceu mesmo. Além disso teve também a Camatari, que era dublada pela Fátima Noya e apareceu 2 vezes com a voz da Marli Bortoletto e o Usui, que tinha a voz do Emerson Camargo, mas o Sidney Lilla fez a voz em outros 2 capítulos.

Cada coisa esquisita né...

Abraços.

Paulo disse...

Teve outro trabalho marcante, sim: O Ickis de "Aaahhh Monstros", da Nickelodeon

Betarelli, Ivan D. disse...

Oi Paulo. Ele fez muita coisa, e ainda estou atrás de informações sobre ele e seus trabalhos. Um dia consigo uma foto, vc vai ver.

Grande abraço.

Eduardo Consolo dos Santos disse...

Mais um trabalho do Paulo Wolf para a lista: uma ponta no 23º episódio do Samurai X.

Dinossauro disse...

Ele dublou o piloto da nave espacial em EVENT HORIZON , com sam neil e lawrence fishburn

Unknown disse...

Mais dois trabalhos: O K. Rool, o crocodilo vilão do desenho do Donkey Kong, e o Frddy Krueger no filme O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy.

Anônimo disse...

Olá Ivan , nossa que belo trabalho, parabéns !! ele dublou Scorpion em Homem Aranha, que maravilha os anos 90' ^^, parabéns pela matéria amigo , abraços !

Luciano Tavares

Eduardo Consolo dos Santos disse...

Agora a pouco vi o episódio 13 do Kamen Rider Black RX e nesse episódio o Paulo Wolf dublou o pai da garota Kirara.

Anônimo disse...

O Paulo Wolf também fez a voz do vilão lorde Komodo em ''Guerreiros da Virtude'',o filme é horrível,mas a voz dele e o tom da estão perfeitos.
A voz desse dublador era muito boa cara,especialmente quando ele dublava vilões.

Unknown disse...

Eu conheci o Paulo Wolf....Além de laços eternos fez a peça oh Calcutá...Fui amigo dele....Um rapaz jovem....Bonito...Talentoso...Entrou em depressão e morreu muito jovem

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu conheci o Paulo Wolf....Além de laços eternos fez a peça oh Calcutá...Fui amigo dele....Um rapaz jovem....Bonito...Talentoso...Entrou em depressão e morreu muito jovem

Anônimo disse...

Olá,me chamo Anna Rachel (Sobrinha de Paulo Wolff) e ao lado de minha mãe Silvana Wolff (irmã de Paulo),estamos emocionadas em saber que ele ainda é lembrado e admirado!!
Gostaríamos de ter alguns áudios e vídeos,não temos nenhuma lembrança!
Eu (Anna) não pude conhecer meu tio e graças a essa página,pude ver o grande homem que era!
Se puder entrar em contat0!!
annarachelwolff@hotmail.com

Unknown disse...

Sua mãe não tem nenhuma foto do seu tio em nenhuma das montagens de teatro....me lembro que fui assistir a peça laços eternos a convite dele no teatro...era um jovem bonito alto elegante...usava terno quando o comprovante e andava com uma bengala...acho que tinha chegado fazia pouco tempo da Itália...saudades dele

Unknown disse...

grande paulo wolf, so de ver essa foto dele cabeludo bate uma saudade
parecia ser uma pessoa tao simpatica alegre
uma pena que faleceu temos poucas fotos deles, se possivel a familia liberar algumas foto do saudoso paulo seria bacana admiramos o trabalho que ele fez

Anônimo disse...

Trabalhei com o Paulo na peça Laços Eternos,muito bonito e divertido.
Estive no hospital com quando está ruim.Tenho muitas saudades e lembranças maravilhosas dele.

Brenda Maryan disse...

Oi! Anônimo! Eu tambem gostaria de saber mais da backstory desse dublador, hj eu tive interesse de saber por onde ele andava até que descobri essa notícia triste, se puder me adicionar no Facebook queria que alguém me contasse um pouco mais dele, da carreira principalmente.

Eduardo Consolo dos Santos disse...

Pessoal, vejam só o documentário sobre o antigo Egito narrado pelo próprio Paulo Wolf que eu achei no You Tube. Um achado e tanto:
https://www.youtube.com/watch?v=GiRsJv17puQ

Brenda disse...

Que bom que o Blog ainda está ativo, de vez enquando venho aqui pra saber se fizeram alguma coisa nova sobre ele, queria mesmo era conhecer quem era proximo dele e conversar um pouco sobre ele, ele foi um dublador que entregava o personagem bem