segunda-feira, 28 de março de 2011

Parabéns, Christina Rodrigues

Depois de um tempo sem fazer nenhuma postagem em homenagem ao aniversário de nenhum(a) dublador(a), hoje volto a tecer algumas palavras para congratular ninguém menos que Christina Rodrigues.

Formada pela Escola de Artes Dramáticas da ECA/ USP, Christina começou sua carreira na dublagem justamente em 1988, e já debutando como a voz da/ Pink Flash, no seriado Flashman, gravado na Álamo e dirigido por Líbero Miguel.

Essa dublagem é considerada por muitos até hoje como a melhor dublagem de uma série japonesa, pois reuniu um jovem e promissor elenco nos heróis, aliado à atores consagrados desde a época do Rádio Teatro compondo o time dos vilões. Felizmente esse trabalho foi preservado para a eternidade, com o lançamento dos DVD's da série.

A personagem - junto com a série - conquistou o público infantil da Rede Manchete, que já começava a querer mais produções além de Jaspion e Changeman. No Esquadrão Relâmpago, Rodrigues fez algumas pontas, sendo a maior delas no capítulo 36 - A Super Potência. Já no herói da armadura Metal Tec, fez uma pontinha no capítulo 33 - Batalha da Magia Negra.

Nesta mesma época, teve também uma personagem fixa no anime Zillion, exibido pela Rede Globo em 1989, e posteriormente pela TV Gazeta - SP. Dublava a secretária do Sr. Górdon, Amy.

Já consolidada na arte com seu timbre de voz suave e sexy, seus trabalhos foram cada vez aparecendo mais. Outra protagonista foi a Maya, no seriado Metalder, ao lado de outro estreante: Tatá Guarnieri. E dublou também a personagem Kênon, no seriado Jiban, que também será lançado em DVD no Brasil a partir do mês que vem.

Mas não foi só nos tokusatsu que a atriz colocou sua interpretação. A partir de 1994, com a abertura da Gota Mágica, foi escolhida pelo diretor Gilberto Baroli para protagonizar mais uma animação nipônica: Sailor Moon, dublando maravilhosamente a enérgica personagem Raye/ Sailor Mars. Seguindo a trilha do sucesso, foi novamente aprovada pra dublar um dos maiores fenômenos da animação mundial - Dragon Ball - fazendo a peralta e nada inocente Bulma. Infelizmente, a Alien International não trouxe todos os capítulos, encerrando essa passagem frustrada pelo Brasil em 1996 no capítulo 60, de um total de 153 episódios na primeira fase do desenho.

Atualmente, pode ser ouvida fazendo a voz da Candice Olson, a protagonista de uma série chamada Design Divino, exibida pelo canal pago Discovery Home & Health.

Outro trabalho que a profissional está adorando fazer, é a Gillian Foster, da série Lie to Me, exibida pelo canal FOX. Vale ressaltar que além das dublagens, ela também dirige.

Parabéns Chris, continue firme e forte na arte, brindando os inúmeros fãs de seus trabalhos com sua interpretação talentosa e inconfundível!

4 comentários:

Gabriella disse...

Ivan, sei que por comentário não é a melhor maneira de entrar em contato mas não achei nenhum e-mail seu aqui no blog.
sou aluna do último ano de jornalismo na Unitau em Taubaté-SP, estou fazendo um Trabalho de Conclusão de Curso sobre Dublagem no Brasil e gostaria de saber se você pode me ajudar de alguma maneira.
Aguardo resposta,
ATT, Gabriella Costa.

Betarelli, Ivan D. disse...

Olá Gabriella, não sei se poderia ajudar em alguma coisa.

Sou apenas um fã na faixa dos 30 anos que cresceu ouvindo as maravilhosas e inesquecíveis interpretações desses atores brilhantes que passaram pela dublagem ao longo dos anos.

No entanto, segue meu e-mail: ivanbetarelli@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Espero q a chamem para os dois ultimos eps de Jiban!!!

Betarelli, Ivan D. disse...

Ela foi chamada, junto com a Alessandra Araujo. Pena que a participação seja minúscula...