Hoje, 23/03/10 é aniversário do ator e dublador Ricardo Pettine. Uma das “crias” da dupla Líbero Miguel e Nair Silva, Pettine consolidou-se na profissão fazendo também teatro e televisão, dentre eles até mesmo um especial para a rede Globo.
Com sua ex-mulher, Dione Leal, têm uma história interessante junto aos fãs das séries japonesas. A primeira participação do Ricardo em Tokusatsu foi no capítulo 31 de Changeman (O segredo de Bazoo), numa ponta dublando o Profeta do Universo Zeo, isso em 1986/ 87. Uma participação curta e singela, de um timbre de voz marcante e que mais tarde se proliferaria em várias séries do gênero.
Após essa participação, sua voz voltou apenas a aparecer em 1990, no seriado Lion Man, fazendo vozeirios e o Monstro Humano Batmau. Em 1991, participou dos capítulos finais de Jiraiya, fazendo a segunda voz do Kaminin Oruha, e Jiban, dublando o Cobranóide. Fez pequenas participações
Foi a primeira voz do Ômega Striker e Gama Fryman, Beta Kanidái, Alpha Brandêi e Ômega Guevara em diversos capítulos, e Alpha Táscitos e Delta Cornélius em todas as aparições. Em Sharivan interpretou o Hoshío Kitagáwa no capítulo 46.
Comandante Dárvius em Metalder
Taurus em Black Kamen Rider
Curiosamente, o nome deste dublador foi um dos mais difíceis de descobrir em todo esse tempo em que eu e os membros da Comunidade Dubladores de Tokusatsu estamos a procura de informações sobre essas dublagens dos anos 90. Justamente um ator que teve inúmeras participações, levamos anos retirando trechos de dublagens e enviando à dubladores e diretores da época, afim de desvendar seu nome. Eu particularmente não achava justo que um dublador que participou de tantos trabalhos fosse literalmente esquecido pelos colegas de profissão. E como eu imaginava, não foi. O problema é que não estávamos perguntando para as pessoas certas.
O meu amigo Marcelo Almeida enviou um trecho de áudio para o Elcio Sodré, que deu uma dica dizendo que se não se enganava, o nome do dublador era “Ricardo Petrini”. Com um nome em mãos, tudo ficou mais fácil. O próximo contato foi com o Francisco Brêtas, que disse que se lembrava sim desse profissional, mas que o nome correto era “Ricardo Petine”. Com uma grafia ainda incorreta do seu nome, saímos em busca de informações no Google, e finalmente acabamos chegando ao José Ricardo Pettine, que foi o secretário de Cultura da Cidade de Mongaguá, no litoral paulista e tinha sido candidato a vereador em 2004 na cidade. Numa matéria, havia um vídeo, e por esse vídeo ligamos sua voz a todos os personagens que ele deu vida.
Veja o vídeo contendo o Ricardo Pettine clicando aqui!
Ele havia deixado a secretaria fazia pouco tempo, e então eu tive a idéia de ligar na Prefeitura e pedir o celular dele. Bingo. Foi a primeira vez que consegui contatá-lo, e este me atendeu extremamente bem e me deu uma notícia ainda melhor: estava voltando pra capital e pretendia voltar a dublar. Acabei pegando seu e-mail e lhe passando alguns dados de casas e diretores de dublagem na ativa, e então passamos a nos corresponder esporadicamente.
Ouça a voz de Ricardo Pettine em Changeman:
Fica aqui registrado meus parabéns e o desejo de muitas felicidades e sucesso à esse grande dublador, que imortalizou muitos personagens nos seriados que tanto aprecio. Parabéns Pettine!!
2 comentários:
Nossa senhora q preciosidade isso q vcs acharam! Não tem preço! Um cara talentoso assim tinha q ser reconhecido e foi lindamente feito aqui! Parabéns, seu blog tá maravilhoso! E fico mto feliz de ver q ele quer voltar a dublar! Estamos precisando mesmo de grandes profissionais como ele! ^^
Kisu
Obrigado pelo comentário e pelas congratulações, Maria Paula.
Pettine sem dúvidas é um ótimo profissional, e está com uma peça em cartaz em São Paulo atualmente. Procure por ele no Facebook que vc verá mais detalhes.
Postar um comentário