terça-feira, 23 de março de 2010

Parabéns, Ricardo Pettine

Hoje, 23/03/10 é aniversário do ator e dublador Ricardo Pettine. Uma das “crias” da dupla Líbero Miguel e Nair Silva, Pettine consolidou-se na profissão fazendo também teatro e televisão, dentre eles até mesmo um especial para a rede Globo.


Com sua ex-mulher, Dione Leal, têm uma história interessante junto aos fãs das séries japonesas. A primeira participação do Ricardo em Tokusatsu foi no capítulo 31 de Changeman (O segredo de Bazoo), numa ponta dublando o Profeta do Universo Zeo, isso em 1986/ 87. Uma participação curta e singela, de um timbre de voz marcante e que mais tarde se proliferaria em várias séries do gênero.


Após essa participação, sua voz voltou apenas a aparecer em 1990, no seriado Lion Man, fazendo vozeirios e o Monstro Humano Batmau. Em 1991, participou dos capítulos finais de Jiraiya, fazendo a segunda voz do Kaminin Oruha, e Jiban, dublando o Cobranóide. Fez pequenas participações em Goggle V e Machineman, chegando ao auge de sua atuação no seriado Metalder. Neste, além de ter um personagem fixo, interpretou vários vilões marcantes, provando sua competência ao fazer diversos timbres de voz de maneira diferente. Seu personagem fixo era um dos quatro comandantes das tropas principais do Império Neróz, Dárvius.


Foi a primeira voz do Ômega Striker e Gama Fryman, Beta Kanidái, Alpha Brandêi e Ômega Guevara em diversos capítulos, e Alpha Táscitos e Delta Cornélius em todas as aparições. Em Sharivan interpretou o Hoshío Kitagáwa no capítulo 46. Em Black Kamen Rider interpretou o melhor personagem na minha opinião, o Espadachim Taurus. Como seu talento nesta época foi bem reconhecido, acabou ganhando o papel principal de uma série que narrava as aventuras de Guilherme Tell, que foi ao ar no Brasil pela Rede Bandeirantes.


Comandante Dárvius em Metalder

Taurus em Black Kamen Rider


Curiosamente, o nome deste dublador foi um dos mais difíceis de descobrir em todo esse tempo em que eu e os membros da Comunidade Dubladores de Tokusatsu estamos a procura de informações sobre essas dublagens dos anos 90. Justamente um ator que teve inúmeras participações, levamos anos retirando trechos de dublagens e enviando à dubladores e diretores da época, afim de desvendar seu nome. Eu particularmente não achava justo que um dublador que participou de tantos trabalhos fosse literalmente esquecido pelos colegas de profissão. E como eu imaginava, não foi. O problema é que não estávamos perguntando para as pessoas certas.


O meu amigo Marcelo Almeida enviou um trecho de áudio para o Elcio Sodré, que deu uma dica dizendo que se não se enganava, o nome do dublador era “Ricardo Petrini”. Com um nome em mãos, tudo ficou mais fácil. O próximo contato foi com o Francisco Brêtas, que disse que se lembrava sim desse profissional, mas que o nome correto era “Ricardo Petine”. Com uma grafia ainda incorreta do seu nome, saímos em busca de informações no Google, e finalmente acabamos chegando ao José Ricardo Pettine, que foi o secretário de Cultura da Cidade de Mongaguá, no litoral paulista e tinha sido candidato a vereador em 2004 na cidade. Numa matéria, havia um vídeo, e por esse vídeo ligamos sua voz a todos os personagens que ele deu vida.


Veja o vídeo contendo o Ricardo Pettine clicando aqui!


Ele havia deixado a secretaria fazia pouco tempo, e então eu tive a idéia de ligar na Prefeitura e pedir o celular dele. Bingo. Foi a primeira vez que consegui contatá-lo, e este me atendeu extremamente bem e me deu uma notícia ainda melhor: estava voltando pra capital e pretendia voltar a dublar. Acabei pegando seu e-mail e lhe passando alguns dados de casas e diretores de dublagem na ativa, e então passamos a nos corresponder esporadicamente.


Ouça a voz de Ricardo Pettine em Changeman:



Fica aqui registrado meus parabéns e o desejo de muitas felicidades e sucesso à esse grande dublador, que imortalizou muitos personagens nos seriados que tanto aprecio. Parabéns Pettine!!

2 comentários:

Maria Paula Krakhecke disse...

Nossa senhora q preciosidade isso q vcs acharam! Não tem preço! Um cara talentoso assim tinha q ser reconhecido e foi lindamente feito aqui! Parabéns, seu blog tá maravilhoso! E fico mto feliz de ver q ele quer voltar a dublar! Estamos precisando mesmo de grandes profissionais como ele! ^^

Kisu

Betarelli, Ivan D. disse...

Obrigado pelo comentário e pelas congratulações, Maria Paula.

Pettine sem dúvidas é um ótimo profissional, e está com uma peça em cartaz em São Paulo atualmente. Procure por ele no Facebook que vc verá mais detalhes.